A Iluminação Ideal Para Cada Ambiente

· 2 min read
A Iluminação Ideal Para Cada Ambiente

Para a sala  de jantar é bastante importante uma boa iluminação para a mesa de jantar. Na cozinha, as lâmpadas frias são bem-vindas por deixarem as cores dos alimentos mais fiéis. Porém, na maioria dos apartamentos, elas costumam ser integradas e abertas à sala, sendo necessário respeitar o padrão de iluminação. "Algumas saídas para iluminar devidamente o preparo da comida são o trilho  site sobre este tema  direcionáveis ou a fita de LED embutida na marcenaria sobre a bancada", explica a Casa100. A iluminação de áreas externas deixa de ser apenas decoração e torna-se um item de segurança.

  • A iluminação direta também direciona a nossa atenção para certo ponto, que pode ser a mesa de estudos ou o computador.
  • A presença de muitas lâmpadas com capacidade de transmitir calor pode alterar a temperatura do ambiente.
  • As luminárias que você escolher não devem ofuscar a sala nem se perder no processo.
  • Voltando a falar um pouco sobre a temperatura das lâmpadas, é preciso avaliar a temperatura delas em projetos luminotécnicos residenciais.


Mas é comum a gente sentir falta de um outro ponto de luz, que harmoniza melhor a decoração do ambiente. Levemente amarelada, a iluminação branco neutro é a intermediária entre os tons branco frio e branco quente, tanto em cor quanto em sensações. É bastante utilizada em shoppings e espaços comerciais por proporcionar estímulo, mas sem exageros. Praticamente sem tons amarelados, é ideal para banheiros, cozinhas, escritórios, e também paraoutros locais em que as pessoas precisarão de mais atenção para fazer determinadas tarefas. Neste ambiente é recomendado uma luz principal difusa e mais clara, ou seja, fria. Além disso é importante uma luz específica para o espelho com o objetivo de gerar uma melhor visualização do mesmo e eliminando sombras principalmente na região do  rosto.

Luminária De Árvore


Basicamente, existem algumas regrinhas básicas para não errar na iluminação do imóvel. Lâmpadas LED são mais econômicas, tem vida útil maior e são ecologicamente sustentáveis. Porém é importante considerar alguns outros aspectos na hora de pensar na iluminação.

Dicas Para Escolher O Melhor Tipo De Iluminação


“São luminárias instaladas rentes  ao teto, como caixas e produzem efeito de luz indireta.”, afirma a arquiteta. Não tem um foco específico, mas é capaz de iluminar o espaço por completo. Basicamente, a sua luz reflete em uma superfície e, em seguida, se espalha pelo ambiente, é o tipo de luz mais amarelada, que gera maior conforto visual e descanso para os olhos.

Utilize luzes amarelas perto de paredes com revestimento de madeira e pedras; e luzes mais brancas e azuladas se forem direcionadas para as plantas. Certifique-se de que os objetos de iluminação a serem utilizados podem tomar chuva sem sofrer nenhum dano. O coração da casa deve ser bem iluminado, propiciar uma sensação de limpeza e induzir a atenção, por isso a recomendação é investir na luz geral em torno de 5000K. O charme da cozinha fica por conta das luzes de LED debaixo dos armários aéreos, é isso que ressalta os revestimentos das paredes e dá um tom elegante ao cômodo. Se você tem bancada ou ilha, instale um ou mais pendentes por cima delas fazendo uma composição.